Você está aqui: Página Inicial > Menu Embap > Estrutura física > LaMuSA

LaMuSA – Laboratório de Música, Sonologia e Áudio

Criado em 2012, o LaMuSA (Laboratório de Música, Sonologia e Áudio da EMBAP) possui duas salas para seus usuários: a principal está alojada na sede da Tiradentes (Rua Saldanha Marinho, 131) e outra na sede da Barão (Rua Barão do Rio Branco, 370), ambas em Curitiba PR. O LaMuSA–Tiradentes possui ligação de áudio/vídeo direta com uma cabine acústica que possibilita a gravação com um máximo de isolamento acústico. Funciona também como uma sala de aula e comporta um máximo de 15 alunos de graduação e pós-graduação. Os trabalhos realizados no laboratório envolvem: síntese sonora, espacialização, live-electronics, computer-assisted-composition, simulação e medição acústica, gravação, trilha sonora, além de outros tópicos de pesquisa que envolvam o uso de software como MaxMSP, Pure Data, Ircam Audiosculpt, Sndpeek, Pro Tools, Logic, Scala, Room Eq Wizard, entre muitos outros. O LaMuSA–Barão possui ligação de áudio/vídeo direta com o auditório Mário Schoenmberger para a gravação de concertos acústicos com reverberação natural.

De forma geral, o LaMuSA é um ambiente voltado para a pesquisa em Áudio, Acústica, Sonologia, Gravação, Computação e Tecnologia Musical da Embap/Unespar. Encontra-se constantemente em processo de aquisição de novos equipamentos, via projetos de pesquisa, visando sintonizar com as pesquisas realizadas em outros centros no Brasil e no mundo. Os trabalhos realizados no laboratório envolvem: síntese sonora (analógico e digital), espacialização, live-electronics, computer-assisted-composition, simulação e medição acústica, gravação, trilha sonora, além de outros tópicos de pesquisa. Desde sua criação, o LaMuSA já recebeu a visita de diversos pesquisadores na área de música e tecnologia, como Cort Lippe (SUNY Buffalo, EUA), Dr. Andrew Schloss (University of Victoria, Canadá), Dr. James Corrêa (UFPel), Prof. Damien Depannmaecker (França), Dr. Michael Winter (University of Southern California, EUA), Dr. Hans Tutschku (Harvard University), Dr. Rodolfo Coelho de Souza (USP) e o EXPERIMENTALSTUDIO des SWR (Alemanha) com seus Tonmeister Reinhold Braig, Joachim Haas e Simon Spillner.

Agendamento

Para todos pedidos, verifique o Regulamento e o Horário de Atendimento do LaMuSA (abaixo).

Precisa trabalhar diretamente com a Equipe do LaMuSA?
Solicite com uma antecedência mínima de 7 dias enviando o “Formulário de solicitação" (Anexo 1) corretamente preenchido para lamusa.embap@unespar.edu.br

Precisa apenas utilizar o espaço para projetos de disciplina, pesquisa ou extensão?
Agende pessoalmente ou com uma antecedência mínima de 3 dias enviando o “Formulário de solicitação" (Anexo 1) corretamente preenchido para lamusa.embap@unespar.edu.br

Equipe

Coordenador: Dr. Felipe de Almeida Ribeiro

Estagiário: [período de seleção]

Email: 

Comissão LaMuSA: Prof. Dr. Fabio Scarduelli, Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro e Prof. Dr. Carlos Assis.

Antigos membros da equipe do laboratório: Clayton Mamedes (Coordenador), Yuri Behr (Coordenador), Márcio Steuernagel (Comissão), Bruno Haller (Técnico de Áudio), Alec Beraldi Teixeira (estagiário 2022-2023), Gabriel Crestani de Souza (estagiário 2021-2022), Gabriel Busarello (estagiário 2020), Lucas Boa Viagem (estagiário 2019-2020), Antônio Spoladore (estagiário 2016-2018), Pedro Samsel (estagiário, 2014-2016), Gabriel Montechiari (estagiário 2012-2014).

Horário 2023


*Consultar coordenação para disponibilidade de atendimento em outros horários.