Você está aqui: Página Inicial > Menu Embap > Estrutura física > Acervo Artístico

Página do Acervo Artístico do Campus de Curitiba 1 - Embap

Sobre o Acervo Artístico

O Acervo Artístico da Escola de Musica e Belas Artes do Paraná hoje Campus de Curitiba I - Embap integrante da Universidade Estadual do Paraná – Unespar.

Carinhosamente conhecida na memória dos Paranaenses como Belas, guarda em seu acervo um registro de grande parte dos artistas paranaenses, além de reunir peças interessantes como documentos e objetos que carregam a memória da Escola e um pouco da história das artes no Paraná.

Em 1948 ano da sua fundação a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, através do primeiro diretor Fernando Correia de Azevedo o qual tinha a pretensão de criar a primeira Pinacoteca de Arte do Estado do Paraná, pediu aos  primeiros professores que lecionavam na escola  para doarem obras de sua autoria  iniciando assim este acervo. As primeiras obras foram doadas por João Turin, Lange de Morretes, Estanislau Traple que pintou retratos em homenagem aos professores falecidos, Theodoro de Bona que pintou a Galeria dos Diretores onde essa prática permaneceu até a gestão de Henriqueta Penido Monteiro Duarte (primeira diretora mulher da Belas). Grandes mestres da arte paranaense foram professores nesta instituição desde o início como Arthur Nisio, Erbo Stenzel, Estanislau Traple, Guido Pellegrino Viaro, João Turin,João Woiski Frederico Lange de Morretes, Leonor Botteri, Luiz Carlos de Andrade Lima, Oswald Lopes, Theodoro de Bona, Waldemar Curt Freyesleben entre outros e formando muitos alunos e seguidores da arte.

Ao longo de mais de 70 anos reunimos, através de doações de ex- professores, ex-alunos, professores e de artistas aproximadamente 578 obras registradas entre: pinturas, desenhos, esculturas, gessos, fotografias, tapeçarias, documentos alcançando um acervo de valor cultural imensurável no transcorrer da história desta instituição.

Reserva Técnica é o espaço destinado a guarda do Acervo através de critérios da  Conservação Preventiva, cuidando do seu ambiente, acondicionamento e segurança.  Acreditamos numa Reserva Técnica visitável através do acesso agendado e seguro, por estar inserido dentro de uma escola de arte e com novo curso de museologia evidenciamos neste acervo a importância de seu caráter didático-pedagógico disponível para os alunos, professores e a toda comunidade, à pesquisa, empréstimo de obras para exposições em museus e outros respeitando sempre os cuidados de segurança.

A Comissão do Acervo é muito importante para dar continuidade na ampliação deste acervo avaliando as futuras doações para que se incorporem obras que mantem o acervo com qualidade histórica e artística e documental mantendo a qualidade deste acervo sem que fique parado em um determinado período da arte.

Um acervo bem cuidado e com acesso seguro tem um valor inestimável para alunos, professores e para toda comunidade.

Comissão do Acervo

Prof.ª Drª. Maria José Justino

Prof.  Drª. Dulce Osinski

Prof.ª Ms. Vivian Letícia Busnardo Marques

Prof.ª Ms. Juliane Fuganti

Agente de Execução: Ana Cristina Tomé

Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Responsável pelo Setor da Reserva Técnica

 

Visitas

O Acervo Belas pode ser visitado para fins didáticos e de pesquisa pela comunidade acadêmica e pela sociedade sob agendamento.

Contatos / Doações / Agendamentos para Visitas