Você está aqui: Página Inicial > Menu administrativo > CEDH

Acolhimento psicológico no Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH Belas

 

O estagiário de Psicologia Mário Augusto (PUCPR) está fazendo o acolhimento psicológico no CEDH, Campus de Curitiba I. O agendamento pode ser realizado pelo e-mail , ou ainda, o serviço pode ser acessado pessoalmente sempre que necessário.  

O apoio é totalmente gratuito e está disponível para toda a comunidade acadêmica: agentes, discentes e docentes e funcionários terceirizados. Os dias e horários de acolhimento psicológico são: 

Segunda: 14h às 18h

Terça: 14h às 20h

Quarta, quinta e sexta: 14h às 18h

Todos(as) são bem-vindos(as)!

 

Equipe e Contato

CEDH CURITIBA I -  CENTRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 

Coordenação: Prof.ª Vanisse Simone Alves Corrêa

cedh.curitiba1@unespar.edu.br 
vanisse.correa@unespar.edu.br  

Vice-coordenador: Prof. Aluísio de Almeida Andriolli 

aluisiobelas@gmail.com 

Representante Discente: Maxwel Moreira Matoso  

NESPI  

Prof.ª Ligia Fernanda Giorgia de Oliveira Klein 

ligia.klein@unespar.edu.br  

Prof.ª Simone Colman Martins 

simone.martins@unespar.edu.br 

nespi.curitiba1@unespar.edu.br 

NERG 

Prof. Aluisio de Almeida Andriolli
aluisio.andriolli@unespar.edu.br
nera.curitiba1@unespar.edu.br 

NERG 

Prof.ª Vanisse Simone Alves Corrêa
nerg.curitiba1@unespar.edu.br 

NESPI – Núcleo de Educação Especial Inclusiva

NERA - Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais

NERG- Núcleo de Educação para Relações de Gênero

É um espaço para discussão, planejamento e implementação de estratégias que garantam acesso, inclusão e permanência de pessoas com deficiência (física neuromotora, sensorial ou intelectual), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e comprometimento físico ou psicológico de caráter permanente ou transitório que dificulte seu desenvolvimento acadêmico em iguais condições com os demais. Desenvolve estratégias de ações educacionais para o combate à violência simbólica ocasionada por barreiras atitudinais, comunicacionais, arquitetônicas, pedagógicas e metodológicas que dificultem o desenvolvimento dessas pessoas com igualdade de oportunidades.

nespi

Contato do NESPI:

Coordenação: Prof.ª Ligia Klein

Email: ligia.klein@unespar.edu.br

É um espaço para discussão, planejamento e implementação de estratégias que garantam acesso, inclusão e permanência de pessoas socialmente discriminadas por motivos étnico-raciais e combatam a violência simbólica proveniente do racismo e/ou xenofobia. Desenvolve estratégias de ações educacionais que promovam a descolonização material e epistemológica provenientes de experiências de dominação e subalternização, enfrentadas principalmente pelas populações negra e indígena.

nera




Contato do NERA: 

Coordenação: Prof. Aluisio Andriolli

Email:

É um espaço para discussão, planejamento e implementação de estratégias que garantam o acesso, inclusão e permanência de pessoas discriminadas por motivo de identidade de gênero ou orientação sexual. Desenvolve estratégias de ações educacionais para o desvendamento da desigualdade de gênero e o enfrentamento  da violência contra mulher, e promovam reflexão para a construção de cultura de respeito ao ser humano em suas singularidades.

nerg




Contato do NERG:

Coordenação: Prof.ª Vanisse Corrêa

Email: vanisse.correa@unespar.edu.b

CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social em trabalho conjunto para acolher a comunidade acadêmica

O Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH é coordenado pela Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Direitos Humanos - PROPEDH e tem como objetivo promover ações para o acesso, inclusão e permanência de grupos socialmente vulneráveis na Unespar.  O CEDH está constituído nos sete campi universitários e é composto pelos seguintes núcleos de ação especializada: Núcleo de Educação Especial Inclusiva - NESPI;  Núcleo de Educação para Relações Étnico-raciais - NERA e Núcleo de Educação para Relações de Gênero - NERG, os quais dão suporte técnico e operacional à Diretoria de Direitos Humanos. Os CEDHs e seus núcleos são espaços de acolhimento, construção de conhecimento e orientação para práticas educacionais pautadas na equidade, respeito à diversidade e no exercício da cidadania, incluindo ações nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Diretora de Direitos Humanos

Profa. Fabiane Freire França

Chefe de Divisão de Direitos Humanos

Claudia Priori

E-mail: direitos.humanos@unespar.edu.br

1 – MAPEAMENTO - A DAE está realizando o mapeamento de estudantes em situação de maior vulnerabilidade social e aqueles que não possuem acesso à internet, por meio da rede de  Seções de Assuntos Estudantis em colaboração com as Organizações Estudantis, os Colegiados e os Comitês de Apoio de cada campus. Os estudantes que não acessarem as tentativas de comunicação via web serão contatados por telefone, por meio do trabalho, em mutirão, de professores integrantes do CEDH que atuam nos Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) e Seçōes de Assuntos Estudantis, possibilitando  o acesso às informações de acolhimento e a comunicação com um maior número de estudantes possível. É muito importante que todas as pessoas com acesso à internet respondam às comunicações referente ao mapeamento, para que possamos entrar em contato por telefone apenas com as pessoas que não estejam conectadas.

ACESSE AQUI O CANAL DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE

 2 – APOIO EMOCIONAL– O isolamento social que estamos vivenciando é uma condição que predispõe ao sofrimento emocional e, para apoiar a comunidade acadêmica no enfrentamento dos desafios desse momento, o CEDH criou o Programa CEDH ACOLHE, com duas modalidades de apoio emocional não presencial: Apoio Psicológico e Escuta de Acolhimento. O Apoio Psicológico é destinado a pessoas que necessitem de apoio profissional especializado e é realizado pelo grupo de psicólogos que atuam nos CEDHs dos campi da Unespar. A Escuta de Acolhimento é destinada a pessoas que necessitem de um acolhimento humano diante da sensação de sofrimento emocional e é realizada por professores integrantes do CEDH, que atuam nos núcleos NERA, NERG, e professores que atam nas Seções de  Assuntos Estudantis, orientados pelas psicólogas Hellen Tsuruda Amaral (Unespar) e Vitória Baldissera de Souza (UFPR).

O Apoio Psicológico já está disponível para todos os campi da Unespar. A Escuta de Acolhimento está em fase de orientação dos professores que farão a escuta, e os contatos para agendamento estarão disponíveis para a comunidade acadêmica a partir do dia 13 de abril. Os agendamentos para o Apoio Psicológico já podem ser feitos por toda a comunidade acadêmica diretamente pelos contatos de e-mail e/ou telefone celular/whatsapp disponibilizados para atendimento a cada campus.

VERIFIQUE AQUI O CONTATO DISPONIBILIZADO PARA O SEU CAMPUS

CONSULTE AQUI OS CONTATOS DE ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS DISPONÍVEIS PARA A COMUNIDADE

 

3– APOIO PEDAGÓGICO NÃO PRESENCIAL PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS  E SEUS PROFESSORES - Os Núcleos de Educação Especial Inclusiva (NESPIs), constituídos nos sete campi da Unespar, iniciaram a modalidade de APOIO PEDAGÓGICO online e por telefone, destinado a estudantes com necessidades educacionais especiais e seus professores. Este formato de Apoio Pedagógico tem como proposta manter um contato direto e mais acolhedor com esses estudantes e professores, possibilitando a orientação do processo de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social, necessário para conter os avanços pandemia de COVID-19 no Brasil.

Para facilitar a efetivação deste modo de Apoio Pedagógico,  os integrantes do NESPI dos sete campi da Unespar adotaram o procedimento de entrar em contato por e-mail e por telefone com estudantes autodeclarados com deficiência e/ou outras necessidades educacionais especiais, matriculados na Unespar.  Os contato tem como proposta  acolher esses estudantes e oferecer a possibilidade de apoio pedagógico neste difícil momento.

Os agendamentos podem ser feitos por estudantes com necessidades educacionais especiais  e professores diretamente pelos contatos de e-mail e/ou telefone celular/whatsapp dos Nespi em todos os campi da Unespar.

VERIFIQUE AQUI O CONTATO DISPONIBILIZADO PARA O SEU CAMPUS

4 – APOIO A NECESSIDADES BÁSICAS EMERGENCIAIS: Os Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social, em articulação com o CEDH e o DAE, estão planejando ações para o auxílio material a estudantes em situação de risco social, assim como, ações informativas sobre políticas públicas de apoio a pessoas em situação de risco social  e a implementação de outras ações emergenciais que surjam das demandas de cada campus.

CONSULTE AQUI OS INTEGRANTES DO COMITÊ EM SEU CAMPUS

CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social trabalhando juntos para acolher a comunidade acadêmica da Unespar. Acompanhe as ações e participe!