Você está aqui: Página Inicial > Menu Embap > Estrutura física > Acervo Artístico

Sobre o Acervo Artístico

Carinhosamente conhecida na memória dos paranaenses como “Belas”, a EMBAP guarda em seu acervo um registro de grande parte dos artistas paranaenses, além de reunir documentos e objetos que carregam a memória da Escola e parte da história das artes no Paraná.

Em 1948 - ano da sua fundação - a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, através do seu primeiro diretor, Fernando Correia de Azevedo, que tinha a pretensão de criar a primeira Pinacoteca de Arte do Estado do Paraná, solicitou aos primeiros professores que lecionavam na escola a doação de obras de sua autoria, iniciando assim o acervo.

As primeiras obras foram doadas por João Turin, Lange de Morretes e Estanislau Traple, que pintou retratos em homenagem aos professores falecidos; e Theodoro de Bona, que pintou a Galeria dos Diretores. Essa prática permaneceu até a gestão de Henriqueta Penido Monteiro Duarte, a primeira diretora mulher da Belas.

Grandes mestres da arte paranaense foram professores na instituição desde o início, como Arthur Nisio, Erbo Stenzel, Estanislau Traple, Guido Pellegrino Viaro, João Turin, João Woiski, Frederico Lange de Morretes, Leonor Botteri, Luiz Carlos de Andrade Lima, Oswald Lopes, Theodoro de Bona e Waldemar Curt Freyesleben dentre outros, formando muitos alunos e seguidores da arte.

Ao longo de mais de 75 anos reunimos - através de doações de ex- professores, ex-alunos, professores e de artistas - aproximadamente 600 obras registradas, entre pinturas, desenhos, esculturas, gessos, fotografias, tapeçarias e documentos, alcançando um acervo de valor cultural imensurável no transcorrer da história da instituição.

“Reserva Técnica” é o espaço destinado à guarda do Acervo através de critérios da Conservação Preventiva, cuidando do seu ambiente, acondicionamento e segurança. Acreditamos numa Reserva Técnica visitável através do acesso agendado e seguro, por estar inserido dentro de uma escola de arte.

Evidenciamos no Acervo Artístico da Belas a importância de seu caráter didático - pedagógico - disponível para alunos, professores e toda comunidade - à pesquisa, empréstimo de obras para exposições em museus e outros, respeitando sempre os cuidados de segurança.

A Comissão do Acervo é constituída para dar continuidade na sua ampliação, avaliando as futuras doações e incorporação das obras, mantendo-o com qualidade histórica, artística e documental, contribuindo para sua contemporaneidade.

Um acervo bem cuidado e com acesso seguro tem um valor inestimável para alunos, professores e para toda comunidade.

Comissão do Acervo

Prof.ª Drª. Fabrício Vaz Nunes

Prof.ª Drª. Maria José Justino

Prof.  Drª. Dulce Osinski

Prof.ª Ms. Vivian Letícia Busnardo Marques

Prof.ª Ms. Juliane Fuganti

Agente de Execução: Ana Cristina Tomé

Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Responsável pelo Setor da Reserva Técnica

 

Visitas

O Acervo Belas pode ser visitado para fins didáticos e de pesquisa pela comunidade acadêmica e pela sociedade sob agendamento.

Contatos / Doações / Agendamentos para Visitas

Whatsapp:
41 992900042

Email: