Você está aqui: Página Inicial > Menu Campus de Curitiba I > Vestibular > Teste de Habilidades Especificas > Superior de Instrumento - Programa do THE

Superior de Instrumento - Programa do THE

por Jocir Macedo publicado 13/08/2025 10h08, última modificação 15/08/2025 06h53

Superior de Instrumento – THE

📌 Leia o Manual do THE - Embap atentamente para a gravação das peças de acordo com os requisitos estabelecidos.

O THE do curso de Superior de Instrumento (SI) é composto apenas de Prova Prática, realizada mediante envio de link(s) de gravação de vídeo(s) com a execução dos PROGRAMAS RELACIONADOS ABAIXO.

Baixo Elétrico - SI

  1. Tocar a escala maior (qualquer tonalidade) em 2 oitavas.
  2. Tocar os arpejos de Sol Maior com sétima maior (Gmaj7) e Ré Maior com sétima menor (D7) em 2 oitavas.
  3. Fazer um acompanhamento de Samba na sequência Ré - Si com sétima menor (B7) - Mi menor (Em) - Lá com sétima menor (A7).
  4. Apresentar uma peça de livre escolha.

Bateria - SI

  1. Vídeo I - Leitura: Tocar o Exercício n. 30 - Allegretto (p. 18) do método: ROSAURO, Ney. Método completo para caixa clara. Volume 2. 1996. Disponível em https://www.neyrosauro.com/works/.
  2. Vídeo II - Ritmo/Improvisação: Execução de 8 compassos (binário simples) do ritmo samba, seguidos de 8 compassos de improvisação. Realizar esse ciclo de 16 compassos (8 compassos de ritmo de samba + 8 compassos de improvisação) duas vezes.
  3. Vídeo III - Peça de Livre Escolha: Executar uma peça de livre escolha com tempo máximo de 5 minutos.

Clarineta - SI

  1. Estudo n. 1 do método 40 Estudos de Cyrille Rose.
  2. Escolher uma das duas obras:
    • 1º Movimento do Concerto para Clarineta e Orquestra em Lá Maior, K.622 de Wolfgang Amadeus Mozart (pode ser executada na clarineta em Si bemol).
    • 1º Movimento do Concerto para Clarineta n. 1 em Fá menor, op. 73 de Carl Maria von Weber.

Contrabaixo Acústico com Arco - SI

  1. 1º movimento do Concerto de Karl Ditters von Dittersdorf (sem cadência) ou dois movimentos contrastantes da Sonata de Henry Eccles.
  2. Estudo n. 1 do método Kreutzer – 18 Estudos (Ed. Hofmeister).
  3. Escala de Dó Maior ou Sol Maior em duas oitavas, com arcada à escolha do(a) candidato(a).

Eufônio - SI

  1. Rhapsody for Euphonium de James Curnow.
  2. Estudo melódico em Ré menor (página 62) – andante cantabile – do método de Almeida Dias.
  3. Método Complete Method for the Trombone e Euphonium (Arban) - Exercício 25 – Escala em Lá bemol Maior (página 69).

Fagote - SI

  1. 1º e 2º movimentos do Concerto para Fagote de Wolfgang Amadeus Mozart (Concerto em Si bemol Maior).

Flauta Doce - SI

  1. Uma peça a escolher entre Sonata em Si bemol Maior ou uma fantasia de Georg Philipp Telemann.
  2. Um dos 5 Estudos para Flauta contralto de Franz Brüggen.
  3. Uma peça de Johann Joachim Quantz a escolher entre 4, 5 ou 6 (cap. III Mário Vidella para alto vol. II).
  4. Escala Cromática.

Flauta Transversal - SI

  1. Concerto em Sol Maior, KV313 de Wolfgang Amadeus Mozart.

Guitarra Elétrica - SI

  1. O(A) candidato(a) deverá enviar 3 vídeos para serem analisados pela banca:
    • Tocar uma escala maior (qualquer tonalidade) em 3 posições diferentes; tocar os arpejos de Fá Maior com sétima maior (Fmaj7) e Dó Maior com sétima menor (C7) em 3 posições diferentes.
    • Tocar o acompanhamento e a melodia (separadamente) da parte A do choro Pagão de Pixinguinha e Benedito Lacerda.
    • Peça de livre escolha, com no máximo 5 minutos de duração.

Oboé - SI

  1. Uma sonata completa, de livre escolha, entre:
    • Antonio Vivaldi (Dó menor);
    • Johann Sebastian Bach (sol menor, a pequena);
    • George Frideric Handel (sol menor, nº 2).

Percussão - SI

  1. Caixa Clara:
    • Estudo 16 (pág. 28) e Estudo 17 (pág. 29) do método Intermediate Drum Studies de Mitchell Peters.

Piano - SI

  1. Tocar duas escalas maiores e suas relativas menores em duas oitavas, mãos juntas, movimentos direto e contrário dentre as tonalidades: Dó Maior, Sol Maior, Ré Maior, Fá Maior, Si bemol Maior e Mi bemol Maior e suas relativas menores.
  2. Uma peça polifônica de Johann Sebastian Bach, a escolher entre:
    • Uma Invenção a Três Vozes;
    • Um Prelúdio e Fuga.
  3. Um movimento rápido de sonata, a escolher entre:
    • Joseph Haydn; Wolfgang Amadeus Mozart; Ludwig van Beethoven; Béla Bartók (Sonatina); Muzio Clementi (Sonatas: op. 2 n. 1, op. 7 n. 3, op. 12 n. 3, op. 24 n. 3, op. 25 n. 2, op. 26 n. 1 e 3, op. 34 n. 1, op. 39 n. 1, op. 40 n. 1, 2 e 3, op. 42 n. 4, op. 47 n. 2).
  4. Uma peça brasileira, a escolher na relação seguinte ou outra de maior dificuldade:
    • C. Guarnieri: Ponteios; Lorenzo Fernandez: Ponteio, A Gata Borralheira, Duas Miniaturas, Reverie, Ballada da Bela Adormecida; José Penalva: Mini Suíte nº 2; Henrique de Curitiba: Suíte Acessível, Suíte Facílima, Pequena Suíte; O. Lacerda: Brasiliana; Villa-Lobos: Cirandas, Guia Prático nº 1, Bachianas Brasileiras nº 4, Lenda do Caboclo, Carnaval das Crianças; Marlos Nobre: Nazarethiana; Almeida Prado: Estudos, Poesilúdios, Noturnos, Kinderszenen; Francisco Mignone: No Fundo do meu Quintal, Valsas de Esquina e Valsas Choro; Sérgio Vasconcelos Correa: Valsa Choro.

Saxofone - SI

  1. Monolog nr 4 de Erland von Koch (SK-Gehrmans Musikförlag). Obs.: Peça única para candidatos que se apresentem com saxofone em Si bemol (Bb) ou Mi bemol (Eb). O candidato deve apresentar obrigatoriamente os dois movimentos da obra na íntegra.

Trombone - SI

  1. Trombone TENOR:
    • Estudos melódicos para trombone n. 3 de Joannes Rochut.
    • Morceau Symphonique – Alexandre Guilmant.
    • Uma peça de livre escolha.
  2. Trombone BAIXO:
    • Estudo n. 2 do método 43 Bel Canto Studies for Tuba (or Bass Trombone) – Marco Bordogni.
    • Trigger Treat – Earl Hormann.
    • Peça de livre escolha.

Trompa - SI

  1. Exercícios n. 10 e 13 de Carl Kopprasch.
  2. Uma peça de livre escolha.

Trompete - SI

  1. Estudo n. 1 – “Coronation” do método Concert Studies for Trumpet de Philip Smith.
  2. Estudo n. 4 do método Lyrical Studies for Trumpet de Giuseppe Concone.
  3. Arpejos (Método Arban) – gravação da sequência com colcheias nas tonalidades de Fá Maior e Ré menor; Mi Maior e Dó sustenido menor.
  4. Escalas (Método Arban) – gravação de dois estudos da sequência (n. 1 a 15) com semicolcheias na tonalidade de Dó Maior.

Tuba - SI

  1. Lição n. 20 (Estudo Melódico em Ré menor) de Vladislav Blazhevich, do Método Prático para Tubas, Eufônios e Trombones de Almeida Dias.

Violão - SI

  1. O(A) candidato(a) deverá gravar duas peças dentre as opções listadas abaixo:
    • Qualquer obra de Luiz Milan, Alonso Mudarra, Luiz de Narváez ou John Dowland;
    • Qualquer peça de Johann Sebastian Bach ou de Silvius Leopold Weiss;
    • Qualquer um dos 25 Estudos Melódicos Op.60 de Matteo Carcassi;
    • Qualquer estudo de Fernando Sor dentre os Opus 6, 29, 31 ou 35;
    • Qualquer peça dos seguintes compositores: Federico Moreno Torroba, Manuel Ponce, Antonio Lauro, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Jaime Zenamon, Sergio Assad, Claudio Menandro, Waltel Branco.

Viola (de Arco) - SI

  1. Mecanismo em Dó Maior, em três oitavas (escala, os 7 arpejos, escala em terças alternadas e escala cromática).
  2. Um movimento rápido de Sonata Barroca ou Clássica de livre escolha – acompanhamento de piano opcional.
  3. Dois movimentos contrastantes (um rápido e um lento) do Concerto em Sol Maior de Georg Philipp Telemann.

Violino - SI

  1. Um estudo de livre escolha.
  2. Uma peça de livre escolha.

Violoncelo - SI

  1. Escala cromática da primeira à quarta posição.
  2. Estudo n. 19 do Feuillard.
  3. Estudo n. 13 do Dotzauer.