Licenciatura em Música - Programa do THE
📌 Leia o Manual do THE - Embap atentamente para a gravação das peças de acordo com os requisitos estabelecidos.
O THE do curso de Licenciatura em Música (LM) é composto de duas provas: a Prova de Conhecimentos Musicais e a Prova Prática. A Prova de Conhecimentos Musicais deve ser gravada em um único vídeo, enquanto a Prova Prática deve ser gravada em um ou mais vídeos. Todos os vídeos devem ser enviados por meio de links distintos.
ATENÇÃO! A nota do THE do Curso de Licenciatura em Música considera a média aritmética entre as duas provas acima mencionadas. O critério de aprovação no Teste de Habilidade Específica é o da obtenção de nota média mínima igual ou superior a nota 5,0 (cinco vírgula zero).
I. Prova de Conhecimentos Musicais
Envio de link com gravação de um vídeo com:
- O(A) candidato(a) deve executar as seguintes etapas:
- Cante a capella (sem acompanhamento instrumental ou playback) uma canção de livre escolha do repertório do cancioneiro tradicional brasileiro, tal como cantigas de roda infantis, cordéis, entre outros.
- Execute a mesma canção acompanhando simultaneamente com percussão instrumental (triângulo, pandeiro, ovinho etc.) ou percussão corporal (palmas, batidas com pé, estalos de dedos etc.).
- Execute com palmas o ritmo da melodia da canção anterior (sem cantar). Utilize o metrônomo ou o pé para demonstrar a pulsação simultaneamente.
- Conte-nos um pouco de sua trajetória musical. Por exemplo: como foi sua iniciação musical, se participa de algum grupo musical, qual sua expectativa como futuro professor de música. Sugestão de tempo da resposta: 2 minutos.
II. Prova Prática
Envio de link(s) com gravação de vídeo(s) com a execução dos PROGRAMAS RELACIONADOS ABAIXO.
Baixo Elétrico - LM
- Escala maior: executar uma escala, em qualquer tonalidade, em 2 oitavas.
- Arpejos: executar os arpejos de Sol Maior com sétima maior (Gmaj7) e Ré Maior com sétima menor (D7) em 2 oitavas.
- Peça de livre escolha.
Bateria - LM
- Gravar 2 vídeos separados para:
- Leitura: Executar o exercício “Sixteen bar exercise” (p. 29-30) do método: APPICE, Carmine. Ultimate Realistic Rock. Carmine Appice Enterprises: California, 1972.
- Peça de Livre Escolha: Executar uma peça de livre escolha com tempo máximo de 5 minutos.
Clarineta - LM
- Estudo n. 2 do método Études Faciles de Ulysse Delecluse.
- Estudo n. 3 do método Études Faciles de Ulysse Delecluse.
Contrabaixo Acústico com Arco
- Mecanismo da escala de Fá Maior em uma oitava.
- Mecanismo do arpejo de Fá Maior em uma oitava.
- Estudo n. 1 (p. 16) - I. Billé (E.R.261).
Eufônio - LM
- Lição n. 20 (Estudo Melódico em Ré menor) de Vladislav Blazhevich, do Método Prático para Tubas, Eufônios e Trombones de Almeida Dias.
Fagote - LM
- Uma peça de livre escolha.
- Estudos 5 a 8 do Método Krakamp.
Flauta Doce - LM
- Gravar, usando a flauta soprano E a flauta contralto:
- Escalas: Flauta Soprano – Sol Maior; Flauta Contralto – Si bemol Maior.
- Duas peças de livre escolha: Uma para Flauta Soprano, Uma para Flauta Contralto.
- Um estudo do Método para Flauta Soprano – Volume I de Helmut Mönkemeyer.
Flauta Transversal - LM
- Sonata em Mi bemol Maior, BWV1031 de Johann Sebastian Bach.
- Uma peça de livre escolha.
Guitarra Elétrica - LM
- O(A) candidato(a) deverá enviar 3 vídeos para serem analisados pela banca:
- Tocar uma escala maior (qualquer tonalidade) em 3 posições diferentes; tocar os arpejos de Fá Maior com sétima maior (Fmaj7) e Dó Maior com sétima menor (C7) em 3 posições diferentes.
- Tocar o acompanhamento e a melodia (separadamente) da parte A do choro Benzinho de Jacob do Bandolim.
- Peça de livre escolha, com no máximo 5 minutos de duração.
Oboé - LM
- Dois movimentos de livre escolha, um lento e outro rápido, dentre as sonatas:
- Georg Philipp Telemann em Lá menor;
- Nicolas Chédeville em Mi menor;
- Jean-Baptiste Loeillet em Si menor ou Sol menor.
Percussão - LM
- Estudo V (p. 28) ou Estudo em 2/4 (p. 44), do método Modern School for Snare Drum de Morris Goldenberg.
Piano - LM
- Uma peça polifônica de Johann Sebastian Bach, a escolher:
- Pequenos Prelúdios e Fuguetas;
- O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach;
- Invenções a Duas ou a Três Vozes.
- Uma peça a escolher dentre os compositores brasileiros:
- Almeida Prado; Camargo Guarnieri; Cláudio Santoro; Edino Krieger; Ernesto Nazareth; Guerra-Peixe; Henrique de Curitiba; José Penalva; Lorenzo Fernândez; Marlos Nobre; Osvaldo Lacerda; Heitor Villa-Lobos.
Saxofone - LM
- Melodies for Saxophone No.1 de Philip Glass (Chester Music). Obs.: Peça única para candidatos que se apresentem com saxofone em Si bemol (Bb) ou Mi bemol (Eb). O(A) candidato(a) deve apresentar obrigatoriamente a peça na íntegra (com a volta ao “S”).
Trombone - LM
- Uma peça de livre escolha.
- Estudos diários para iniciantes – Escalas Maiores e menores: blocos 1 a 6 de G. Gagliardi.
Trompa - LM
- Exercícios n. 10 e 13 de Carl Kopprasch.
- Uma peça de livre escolha.
Trompete - LM
- Estudo n. 1 – “Coronation” do método Concert Studies for Trumpet de Philip Smith.
- Estudo n. 4 do método Lyrical Studies for Trumpet de Giuseppe Concone.
- Arpejos (Método Arban) – gravação da sequência com colcheias nas tonalidades de Fá Maior e Ré menor; Mi Maior e Dó sustenido menor.
- Escalas (Método Arban) – gravação de dois estudos da sequência (n. 1 a 15) com semicolcheias na tonalidade de Dó Maior.
Tuba - LM
- Lição n. 20 (Estudo Melódico em Ré menor) de Vladislav Blazhevich, do Método Prático para Tubas, Eufônios e Trombones de Almeida Dias.
Violão - LM
- O(A) candidato(a) deverá gravar duas peças dentre as opções listadas abaixo:
- Qualquer obra de Luiz Milan, Alonso Mudarra, Luiz de Narváez ou John Dowland;
- Qualquer peça de Johann Sebastian Bach ou de Silvius Leopold Weiss;
- Qualquer um dos 25 Estudos Melódicos Op.60 de Matteo Carcassi;
- Qualquer estudo de Fernando Sor dentre os Opus 6, 29, 31 ou 35;
- Qualquer peça dos seguintes compositores: Federico Moreno Torroba, Manuel Ponce, Antonio Lauro, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Jaime Zenamon, Sergio Assad, Claudio Menandro, Waltel Branco.
Viola (de Arco) - LM
- Mecanismo em Dó Maior, em três oitavas (escala, os 7 arpejos, escala em terças alternadas e escala cromática).
- Um movimento rápido de Sonata Barroca ou Clássica de livre escolha – acompanhamento de piano opcional.
- Dois movimentos contrastantes (um rápido e um lento) do Concerto em Sol Maior de Georg Philipp Telemann.
Violino - LM
- Um estudo de livre escolha.
- Uma peça de livre escolha.
Violoncelo - LM
- Escala cromática da primeira à quarta posição.
- Estudo n. 19 do Feuillard.
- Estudo n. 13 do Dotzauer.