Você está aqui: Página Inicial > Menu Campus de Curitiba I > Vestibular > Teste de Habilidades Especificas > Licenciatura em Música - Programa do THE

Licenciatura em Música - Programa do THE

por Jocir Macedo publicado 13/08/2025 11h58, última modificação 15/08/2025 06h54

Licenciatura em Música – THE

📌 Leia o Manual do THE - Embap atentamente para a gravação das peças de acordo com os requisitos estabelecidos.

O THE do curso de Licenciatura em Música (LM) é composto de duas provas: a Prova de Conhecimentos Musicais e a Prova Prática. A Prova de Conhecimentos Musicais deve ser gravada em um único vídeo, enquanto a Prova Prática deve ser gravada em um ou mais vídeos. Todos os vídeos devem ser enviados por meio de links distintos.

ATENÇÃO! A nota do THE do Curso de Licenciatura em Música considera a média aritmética entre as duas provas acima mencionadas. O critério de aprovação no Teste de Habilidade Específica é o da obtenção de nota média mínima igual ou superior a nota 5,0 (cinco vírgula zero).

I. Prova de Conhecimentos Musicais

Envio de link com gravação de um vídeo com:

  1. O(A) candidato(a) deve executar as seguintes etapas:
    • Cante a capella (sem acompanhamento instrumental ou playback) uma canção de livre escolha do repertório do cancioneiro tradicional brasileiro, tal como cantigas de roda infantis, cordéis, entre outros.
    • Execute a mesma canção acompanhando simultaneamente com percussão instrumental (triângulo, pandeiro, ovinho etc.) ou percussão corporal (palmas, batidas com pé, estalos de dedos etc.).
    • Execute com palmas o ritmo da melodia da canção anterior (sem cantar). Utilize o metrônomo ou o pé para demonstrar a pulsação simultaneamente.
  2. Conte-nos um pouco de sua trajetória musical. Por exemplo: como foi sua iniciação musical, se participa de algum grupo musical, qual sua expectativa como futuro professor de música. Sugestão de tempo da resposta: 2 minutos.

 

II. Prova Prática

Envio de link(s) com gravação de vídeo(s) com a execução dos PROGRAMAS RELACIONADOS ABAIXO.

Baixo Elétrico - LM

  1. Escala maior: executar uma escala, em qualquer tonalidade, em 2 oitavas.
  2. Arpejos: executar os arpejos de Sol Maior com sétima maior (Gmaj7) e Ré Maior com sétima menor (D7) em 2 oitavas.
  3. Peça de livre escolha.

Bateria - LM

  1. Gravar 2 vídeos separados para:
    • Leitura: Executar o exercício “Sixteen bar exercise” (p. 29-30) do método: APPICE, Carmine. Ultimate Realistic Rock. Carmine Appice Enterprises: California, 1972.
    • Peça de Livre Escolha: Executar uma peça de livre escolha com tempo máximo de 5 minutos.

Clarineta - LM

  1. Estudo n. 2 do método Études Faciles de Ulysse Delecluse.
  2. Estudo n. 3 do método Études Faciles de Ulysse Delecluse.

Contrabaixo Acústico com Arco

  1. Mecanismo da escala de Fá Maior em uma oitava.
  2. Mecanismo do arpejo de Fá Maior em uma oitava.
  3. Estudo n. 1 (p. 16) - I. Billé (E.R.261).

Eufônio - LM

  1. Lição n. 20 (Estudo Melódico em Ré menor) de Vladislav Blazhevich, do Método Prático para Tubas, Eufônios e Trombones de Almeida Dias.

Fagote - LM

  1. Uma peça de livre escolha.
  2. Estudos 5 a 8 do Método Krakamp.

Flauta Doce - LM

  1. Gravar, usando a flauta soprano E a flauta contralto:
    • Escalas: Flauta Soprano – Sol Maior; Flauta Contralto – Si bemol Maior.
    • Duas peças de livre escolha: Uma para Flauta Soprano, Uma para Flauta Contralto.
    • Um estudo do Método para Flauta Soprano – Volume I de Helmut Mönkemeyer.

Flauta Transversal - LM

  1. Sonata em Mi bemol Maior, BWV1031 de Johann Sebastian Bach.
  2. Uma peça de livre escolha.

Guitarra Elétrica - LM

  1. O(A) candidato(a) deverá enviar 3 vídeos para serem analisados pela banca:
    • Tocar uma escala maior (qualquer tonalidade) em 3 posições diferentes; tocar os arpejos de Fá Maior com sétima maior (Fmaj7) e Dó Maior com sétima menor (C7) em 3 posições diferentes.
    • Tocar o acompanhamento e a melodia (separadamente) da parte A do choro Benzinho de Jacob do Bandolim.
    • Peça de livre escolha, com no máximo 5 minutos de duração.

Oboé - LM

  1. Dois movimentos de livre escolha, um lento e outro rápido, dentre as sonatas:
    • Georg Philipp Telemann em Lá menor;
    • Nicolas Chédeville em Mi menor;
    • Jean-Baptiste Loeillet em Si menor ou Sol menor.

Percussão - LM

  1. Estudo V (p. 28) ou Estudo em 2/4 (p. 44), do método Modern School for Snare Drum de Morris Goldenberg.

Piano - LM

  1. Uma peça polifônica de Johann Sebastian Bach, a escolher:
    • Pequenos Prelúdios e Fuguetas;
    • O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach;
    • Invenções a Duas ou a Três Vozes.
  2. Uma peça a escolher dentre os compositores brasileiros:
    • Almeida Prado; Camargo Guarnieri; Cláudio Santoro; Edino Krieger; Ernesto Nazareth; Guerra-Peixe; Henrique de Curitiba; José Penalva; Lorenzo Fernândez; Marlos Nobre; Osvaldo Lacerda; Heitor Villa-Lobos.

Saxofone - LM

  1. Melodies for Saxophone No.1 de Philip Glass (Chester Music). Obs.: Peça única para candidatos que se apresentem com saxofone em Si bemol (Bb) ou Mi bemol (Eb). O(A) candidato(a) deve apresentar obrigatoriamente a peça na íntegra (com a volta ao “S”).

Trombone - LM

  1. Uma peça de livre escolha.
  2. Estudos diários para iniciantes – Escalas Maiores e menores: blocos 1 a 6 de G. Gagliardi.

Trompa - LM

  1. Exercícios n. 10 e 13 de Carl Kopprasch.
  2. Uma peça de livre escolha.

Trompete - LM

  1. Estudo n. 1 – “Coronation” do método Concert Studies for Trumpet de Philip Smith.
  2. Estudo n. 4 do método Lyrical Studies for Trumpet de Giuseppe Concone.
  3. Arpejos (Método Arban) – gravação da sequência com colcheias nas tonalidades de Fá Maior e Ré menor; Mi Maior e Dó sustenido menor.
  4. Escalas (Método Arban) – gravação de dois estudos da sequência (n. 1 a 15) com semicolcheias na tonalidade de Dó Maior.

Tuba - LM

  1. Lição n. 20 (Estudo Melódico em Ré menor) de Vladislav Blazhevich, do Método Prático para Tubas, Eufônios e Trombones de Almeida Dias.

Violão - LM

  1. O(A) candidato(a) deverá gravar duas peças dentre as opções listadas abaixo:
    • Qualquer obra de Luiz Milan, Alonso Mudarra, Luiz de Narváez ou John Dowland;
    • Qualquer peça de Johann Sebastian Bach ou de Silvius Leopold Weiss;
    • Qualquer um dos 25 Estudos Melódicos Op.60 de Matteo Carcassi;
    • Qualquer estudo de Fernando Sor dentre os Opus 6, 29, 31 ou 35;
    • Qualquer peça dos seguintes compositores: Federico Moreno Torroba, Manuel Ponce, Antonio Lauro, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Jaime Zenamon, Sergio Assad, Claudio Menandro, Waltel Branco.

Viola (de Arco) - LM

  1. Mecanismo em Dó Maior, em três oitavas (escala, os 7 arpejos, escala em terças alternadas e escala cromática).
  2. Um movimento rápido de Sonata Barroca ou Clássica de livre escolha – acompanhamento de piano opcional.
  3. Dois movimentos contrastantes (um rápido e um lento) do Concerto em Sol Maior de Georg Philipp Telemann.

Violino - LM

  1. Um estudo de livre escolha.
  2. Uma peça de livre escolha.

Violoncelo - LM

  1. Escala cromática da primeira à quarta posição.
  2. Estudo n. 19 do Feuillard.
  3. Estudo n. 13 do Dotzauer.