Turma 2013

Especialização em Poéticas Visuais

APRESENTAÇÃO
A Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, reconhecida pelo Decreto nº. 36.627 de 22/12/1954 vêm oferecendo Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu desde 1992, atuando como um dos núcleos geradores do desenvolvimento artístico-pedagógico brasileiro.
A fim de atender a uma demanda da área de artes visuais, promove o CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM POÉTICAS VISUAIS. O Curso será regido pela Resolução CNE/CES (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior) nº 01 de 08/06/2007, pelo Regimento da EMBAP e pelo Regulamento da Pós-Graduação da EMBAP, com carga horária de 360 horas.

PROPOSTA DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Poéticas Visuais da EMBAP oferece o incentivo à formação de pesquisadores em arte a partir de reflexões pertinentes às proposições artísticas contemporâneas, contemplando, assim, projetos apresentados por indivíduos graduados nas mais diversas áreas do ensino superior. Neste sentido viabiliza a articulação continuada entre teoria e prática no desenvolvimento do objeto artístico tendo como premissa o preparo para a inserção, a apresentação e a disseminação deste num contexto social, em suas diversas potencialidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Qualificar o artista-pesquisador em nível de Pós-Graduação Lato Sensu;
• Promover o desenvolvimento do projeto inscrito no curso por meio de reflexões a respeito das especificidades daquele objeto artístico;
• Introduzir métodos diversificados de pesquisa visando à implementação do projeto a partir das articulações possíveis entre a teoria e a prática de arte na contemporaneidade;
• Estimular o artista-pesquisador a apresentar o objeto artístico resultante das investigações desenvolvidas no curso;
• Incentivar o artista-pesquisador a publicar a reflexão teórica decorrente do processo;
• Colaborar com o desenvolvimento da área para o crescimento artístico da região e do país;
• Configurar um polo de produção e difusão de reflexões no campo do pensamento artístico contemporâneo.

PÚBLICO ALVO

Este curso é destinado a artistas plásticos e/ou pesquisadores em arte com graduação em qualquer curso superior.

DURAÇÃO

Terá duração máxima de 4 (quatro) semestres. No primeiro e no segundo semestres serão oferecidas as disciplinas em módulos semanais (segundas à sextas, período noturno e sábados pela manhã) envolvendo a discussão dos projetos em seminários de classe, a critério de cada professor. O terceiro e o quarto semestres destinam-se à conclusão da pesquisa poética inscrita no curso, da redação de um artigo - memorial descritivo relativo ao processo - e defesa perante banca.

DISCIPLINAS

Estudos interdisciplinares entre arte e estados de consciência
Dr. José Eliézer Mikosz (Embap)
carga horária: 30
 
Visões da natureza: poética, artificialismo e ciência
Dr. Hugo Fortes (USP)
carga horária: 30 

Seminários: estratégias de pesquisa
Dr. Fabio Noronha (Embap)
carga horária: 30

Procedimentos da arte contemporânea e a alegoria benjaminiana
carga horária: 30

Arte, cultura e sociedade
Drª. Viga Gordilho (UFBA)
carga horária: 30

Palavra & Imagem - códigos da escrita em trabalhos de artes visuais
Dr. Geraldo Dias (USP)
carga horária: 30
 
Teorias da arte e pratica artística: trânsitos e distinções
Drª. Mônica Zielinsky (UFRGS)
carga horária: 30
 
A fotografia na prática artística
Drª. Juliana Gisi (UFPR)
carga horária: 30
 
Os coletivos na Arte
Drª Claudia Paim (FURG)
carga horária: 30

Técnicas de pesquisa
Me. André Luiz Rigatti (FAP)
carga horária: 30 

Arte Contemporânea
Drª. Stephanie Batista (UFPR)
carga horária: 30

Processos artísticos em linguagens bidimensionais
Drª. Dulce Osinski (UFPR)
carga horária: 30

MÓDULOS INDIVIDUAIS – Aluno Ouvinte
Havendo vaga, serão aceitos alunos em módulos individuais, uma vez recolhido o valor proporcional ao módulo. Serão também aceitos estudantes não graduados. O aluno receberá por esta disciplina uma declaração de “Curso de Extensão”.

INFORMAÇÕES GERAIS
• Vagas: 30 (Trinta)
• Inscrições: 05 a 30 de novembro de 2012 através do endereço eletrônico:
http://200.201.48.206/posgrad/formularios.htm
• Documentação a ser entregue na Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação para efetivação da inscrição até 30/11/2012, das 14h às 18h:
- Projeto de Pesquisa do Curso;
- Portfólio artístico (2 anos precedentes - Formato A4);
- Curriculum Lattes;
• Seleção (entrevista): 05 a 07 de dezembro de 2012 das 14h às 18h.

Resultado: 11 de dezembro de 2012 em:
www.embap.pr.gov.br
• Matrículas: 12 a 14 de dezembro de 2012 das 14h às 18h.
• Local: EMBAP – Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação – Rua Com. Macedo, 254, 2º andar.
• Início do curso: 25 de fevereiro de 2013.
• Critérios da seleção: Análise do Curriculum Lattes, do portfólio, do projeto de pesquisa e entrevista.
• Taxa de inscrição: R$ 50,00.

Documentação necessária para matrícula:
- 01 Foto 3x4
- Fotocópia autenticada do Diploma de curso superior devidamente registrado no MEC (ou Certidão de Conclusão de Curso);
- Fotocópia autenticada do Histórico Escolar do curso superior.
• Taxa de matrícula: R$ 70,00
• Valor do Curso: R$ 4.430,00 dividido em 13 parcelas sendo: 11 parcelas de R$ 330,00, com vencimento da primeira parcela em 10 de março de 2013 e 2 parcelas de R$ 400,00, pagas nos dois meses que antecedem a entrega dos trabalhos finais.

Observações:
- O Curso somente será realizado com um número mínimo de 25 alunos.
- O valor da taxa de inscrição não será restituído aos candidatos não aceitos.
- Os portfólios serão disponibilizados para devolução na Secretaria do curso, após a divulgação do resultado.



ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ

MARIA JOSÉ JUSTINO
Diretora

ANNA MARIA LACOMBE FEIJÓ
Vice-Diretora

ORLANDO FRAGA
Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação

LIGIA BEATRIZ MÜLLER NOCERA
Coordenadora do Curso

ROSANGELA A. B. OLIVEIRA
Secretária

RAPHAEL MARÇAL BORGES
Estagiário



Curso de Especialização Lato Sensu em Poéticas Visuais – 2013
Este curso é destinado a artistas plásticos e/ou pesquisadores em arte com graduação em qualquer curso superior.

Carga Horária: 360 horas/aula. Terá duração máxima de 4 (quatro) semestres. No primeiro e no segundo semestres serão oferecidas as disciplinas em módulos semanais (segundas à sextas, período noturno e sábados pela manhã) envolvendo a discussão dos projetos em seminários de classe, a critério de cada professor. O terceiro e o quarto semestres destinam-se à conclusão da pesquisa poética inscrita no curso, da redação de um artigo - memorial descritivo relativo ao processo - e defesa perante banca.

Informações: http://www.embap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17
Inscrições: 05 a 30 de novembro de 2012 através do endereço eletrônico:
http://200.201.48.206/posgrad/formularios.htm

Especialização para Professores de Música do Ensino Fundamental Público

Edital 08/2015 - Banca de Avaliação


APRESENTAÇÃO

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap – reconhecida pelo Decreto nº. 36.627 de 22/12/1954 vêm oferecendo Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu desde 1992, atuando como um dos núcleos geradores do desenvolvimento artístico-pedagógico brasileiro.
A fim de atender a uma demanda da área de ensino de música, promove o CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MÚSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO. O Curso será regido pela Resolução CNE/CES (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior) nº 01 de 08/06/2007, pelo Regimento da EMBAP e pelo Regulamento da Pós-Graduação da EMBAP, com carga horária de 360 horas.

PROPOSTA DO CURSO
O Curso de Especialização Lato Sensu para Professores de Música do Ensino Fundamental Público, oferece à professores de música da rede pública de ensino fundamental a oportunidade de ampliar sua visão pedagógica, bem como suas estratégias para a prática do ensino de iniciação musical para crianças e adolescentes, por meio do estudo da história da música brasileira, do repertório voltado a iniciação musical, as metodologias de ensino e pesquisa nesta área, da prática de utilização do canto, flauta doce e percussão, das questões ligadas a psicologia do ensino, motivação e dos elementos estruturais da música.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Qualificar o professor em nível de Pós-Graduação Lato Sensu;
• Introduzir as metodologias ligadas ao ensino de iniciação musical nas escolas, unindo a prática docente e o conhecimento das matérias que a apoiam;
• Incentivar o professor a pesquisar e desenvolver sua forma de abordagem desta matéria em sala de aula, procurando tornar esta prática mais prazerosa para o professor e seus alunos, criando também o hábito de anotar suas experiências diárias, visando apresentá-las e discuti-las em reuniões pedagógicas;
• Incentivar o músico-professor a publicar a reflexão teórica decorrente da sua prática pedagógica e musical;
• Colaborar com o desenvolvimento da área ensino de música para crianças e adolescentes visando a melhoria e o desenvolvimento da prática de ensino nesta área em nossa cidade e estado;
• Produção de material didático para aplicação no dia a dia do professor em sala de aula.

PÚBLICO ALVO
Este curso é destinado à professores graduados da rede pública de ensino estadual e municipal, que atuam na área de música.

DURAÇÃO
Terá duração máxima de 2 (dois) anos. No primeiro e segundo semestres serão oferecidas as disciplinas em módulos (sábados pela manhã e a tarde) envolvendo a discussão dos projetos em seminários de classe e apresentação de trabalhos no decorrer dos módulos, a critério da cada professor. O terceiro e quarto semestres destinam-se à conclusão da pesquisa e da defesa do trabalho perante banca.

DISCIPLINAS
Metodologia de Pesquisa
Me. Sandra Ferrari Turra - (Embap)
carga horária: 30

Música brasileira, popular e erudita
O Ensino da Música no Brasil e seu Repertório
Drª. Ana Paula Peters - (Embap)
carga horária: 30

Psicologia do ensino
O Ensino para Portadores de Necessidades Especiais
Me. Vasco C. dos Santos Filho - (Embap)
carga horária: 30

Motivação
Método Feldenkrais para Professores
Preparação e Dinâmica para Grandes Grupos
Me. Agnes Eliane Leimann Illescas - (Embap)
Esp. Josiane Dal Pozzo Zuliani - (Embap)
Bel. Haydee Seeling Gorozito - (Embap)
carga horária: 30

Arte Cultura e Sociedade (Antropologia cultural)
Drª. Ana Lúcia de L. Pazos Vasquez - (Embap)
carga horária: 30

Prática vocal para Educação Musical
Fisiologia e Saúde Vocal
Técnica Vocal Aplicada ao Professor
Bel. Haydee Seeling Gorozito - (Embap)
Me. Denise Sartori - (Embap)
Drª. Emerli Schlögl - (Embap)
carga horária: 30

Apreciação Musical
Me. Consuelo Froehner
Me. Margaret A. de Andrade - (Embap)
carga horária: 30
 
Formação de Pequenos Grupos Musicais em Sala de Aula
Ritmica Musical e Improvisação
Esp. Angela Sasse - (Embap)
Me. Cristiane Otutumi - (Embap)
carga horária: 30

Flauta Doce na Educação Musical
Esp. Angela Sasse
Me. Anete S. Weichselbaum - (Embap)
Drª. Renate.Lizana Wieland - (Embap)
carga horária: 30

Música Brasileira na Sala de Aula – Percussão
Me.Paulo Demarchi - (Embap)
carga horária: 30

Música Brasileira na Sala de Aula – Flauta Doce
Drª. Ana Paula Peters - (Embap)
carga horária: 30

Metodologias para o ensino de Música
Me. Tatiane Weise
Me. Margaret A. de Andrade
carga horária: 30

MÓDULOS INDIVIDUAIS
Havendo vaga, serão aceitos alunos em módulos individuais. O aluno receberá por esta disciplina uma declaração de “Curso de Extensão”.

INFORMAÇÕES GERAIS
• Vagas: 30 (Trinta)
• Inscrições: 01 a 18 de abril de 2013 através do endereço eletrônico: http://200.201.48.206/posgrad/formularios.htm
Ao submeter o formulário de inscrição por e-mail, anexar a Proposta de Intenção de Pesquisa para o curso (modelo disponibilizado no endereço acima).
• Taxa de inscrição: Isento.
• Seleção: Entrevista dia 20 de abril de 2013 em horário agendado entre às 09h e as 18h.

Resultado: 22 de abril de 2013 em:
www.embap.pr.gov.br
• Matrículas: 23 a 25 de abril de 2013 das 14h às 18h, pelo site da Pós-Graduação (instruções junto com o resultado).

Documentação necessária para matrícula:
- 01 Foto 3x4
- Fotocópia autenticada do Diploma de curso superior devidamente registrado no MEC (ou Certidão de Conclusão de Curso);
- Fotocópia autenticada do Histórico Escolar do curso superior;
- Fotocópia do RG e CPF.
• Taxa de matrícula: R$ 70,00 (Setenta Reais)
• Início do curso: Maio de 2013
• Valor da mensalidade: Isento

Observações: O Curso somente será realizado com um número mínimo de 20 alunos.


ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ

MARIA JOSÉ JUSTINO
Diretora

ANNA MARIA LACOMBE FEIJÓ
Vice-Diretora

ORLANDO FRAGA
Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação

PAULO DEMARCHI
Coordenador do Curso

ROSANGELA DE OLIVEIRA
Secretária

MATEUS RODOLFO DANELLE
Estagiário



Curso de Especialização Para Professores De Música Do Ensino Fundamental Público 2013
Este curso é destinado a professores graduados da rede pública de ensino estadual e municipal, que atuam na área de música.

Carga Horária: 360 horas/aula. Terá duração máxima de 2 (dois) anos. No primeiro e segundo semestres serão oferecidas as disciplinas em módulos (sábados pela manhã e a tarde) envolvendo a discussão dos projetos em seminários de classe e apresentação de trabalhos no decorrer dos módulos, a critério da cada professor. O terceiro e quarto semestres destinam-se à conclusão da pesquisa e da defesa do trabalho perante banca.

Informações:
http://www.embap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17
Inscrições: 01 a 18 de abril de 2013 através do endereço eletrônico:
http://200.201.48.206/posgrad/formularios.htm
Ao submeter o formulário de inscrição por e-mail, anexar a Proposta de Intenção de Pesquisa para o curso (modelo disponibilizado no endereço acima).

Especialização em Pedagogia do Instrumento e Performance

APRESENTAÇÃO
A Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap – reconhecida pelo Decreto nº. 36.627 de 22/12/1954 vêm oferecendo Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu desde 1992, atuando como um dos núcleos geradores do desenvolvimento artístico-pedagógico brasileiro.
A fim de atender a uma demanda da área de música, promove o CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato-Sensu em ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA INSTRUMENTAL E PERFORMANCE. O Curso será regido pela Resolução CNE/CES (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior) nº 01 de 08/06/2007, pelo Regimento da EMBAP e pelo Regulamento da Pós-Graduação da EMBAP, com carga horária de 360 horas.

PROPOSTA DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Pedagogia Instrumental e Performance da Embap oferece à professores de instrumento e musicistas em geral a oportunidade de ampliar a visão pedagógica na área do ensino instrumental por meio do estudo da história da pedagogia do instrumento, do repertório musical, seus estilos, períodos históricos, da performance musical e de todas as questões inerentes ao ensino do instrumento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Qualificar o músico-professor em nível de Pós-Graduação “Lato-Sensu”;
• Introduzir métodos diversificados de pesquisa que unam a prática docente e a performance musical;
• Incentivar instrumentistas a apresentar o resultado de suas performances trabalhadas durante o curso;
• Incentivar o músico-professor a publicar a reflexão teórica decorrente da sua prática pedagógica e musical;
• Colaborar com o desenvolvimento da área para o crescimento artístico-pedagógico da região e do país;
• Produção de material didático em português.

PÚBLICO ALVO

Este curso é destinado a instrumentistas, professores de piano, violão e canto, graduados no curso superior e/ou Licenciatura em Música. No entanto, os candidatos de piano poderão ser submetidos a uma prova prática de instrumento e deverão tocar no mínimo as Invenções a 3 (três) vozes de Bach.

DURAÇÃO

Terá duração máxima de 2 (dois) anos. No primeiro e segundo semestres serão oferecidas as disciplinas em módulos (segundas a sextas, período noturno e sábados pela manhã) envolvendo a discussão dos projetos em seminários de classe, apresentação de trabalhos e performance musical no decorrer dos módulos, a critério de cada professor. O terceiro e quarto semestres destinam-se à conclusão da pesquisa e da defesa do trabalho perante banca.

DISCIPLINAS
Pedagogia Instrumental e Neurociências
Dr. Drª. Marcia Higuchi (FAAM-SP)
carga horária: 30

Fundamentos para o Ensino da Música
Drª. Rosane Cardoso (UFPR)
carga horária: 30

Pedagogia Instrumental e Análise
Drª. Cristina Gerling (UFRGS)
carga horária: 30

Pedagogia do Canto 2
Me. Valeria Rossetto Nunes (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Violão 1
Dr. Alisson Alípio (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Piano 1
Drª. Margareth Milani Drª. Vivian Siedlecki (Embap)
carga horária: 30

Técnica Instrumental baseado nas imagens Mentais
Drª. Elsa Guevara
carga horária: 30

Fundamentos de Práticas Corporais
Dr. Carlos Assis (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Violão 2
Dr. Luiz Cláudio (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Piano 2
Drª. Carmen Célia Fregoneze
Drª. Margaret Andrade
carga horária: 30

Pedagogia do Piano 2
Dr. Luiz Néri Pfützenreuter
carga horária: 30

Metodologia de Pesquisa
Me. Sandra Turra (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Canto 1
Es. Doris Beraldo (Embap)
carga horária: 30

Ansiedade na Performance Musical
Dra. Sonia Ray (UFG)
carga horária: 30

Pedagogia do Piano 3
Ms. Luiz Henrique Senise (UFRJ)
carga horária: 30

Pedagogia do Violão 3
Dr. Mario da Silva (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Piano 4
Drª. Daniela Tsi Gerber (Embap)
carga horária: 30

Orientação dos projetos de pesquisa
Drª. Rosane Cardoso (UFPR)
carga horária: 30

Pedagogia do Violão 4
Dr. Daniel Wolff (UFRGS)
carga horária: 30

Pedagogia do Canto 3
Dr. Carlos Assis (Embap)
carga horária: 30

Pedagogia do Canto 4
Adelia Issa (SP)
carga horária: 30

MÓDULOS INDIVIDUAIS - Aluno Ouvinte
Havendo vaga, serão aceitos alunos em módulos individuais, uma vez recolhido o valor proporcional ao módulo. Serão também aceitos estudantes não graduados. O aluno receberá por esta disciplina uma declaração de “Curso de Extensão”.

INFORMAÇÕES GERAIS
• Vagas: 08 (Oito)
• Inscrições: 18 de fevereiro através do endereço eletrônico
• Taxa de inscrição: R$ 50,00.
• Documentação a ser entregue na Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação para efetivação da inscrição até 30/11/2012 (os documentos poderão ser encaminhados pessoalmente ou via correio para Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação da Embap):
- Projeto de Pesquisa para o Curso
- Curriculum
• Seleção (entrevista): 19 de fevereiro de 2013 das 14h às 18h.
• Entrevista, análise do Curriculum e do projeto de pesquisa em pedagogia instrumental ou performance. Se necessário, haverá prova de instrumento para avaliar o nível de performance dos candidatos.

Resultado: 20 de fevereiro de 2013 em:
www.embap.pr.gov.br
• Matrículas: 20 de fevereiro de 2013 das 14h às 18h.
• Local: EMBAP – Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação – Rua Com. Macedo, 254, 2º andar.
• Início do curso: Março de 2013.
• Critérios da seleção: Análise do Curriculum, do projeto de pesquisa e entrevista.

Documentação necessária para matrícula:
- 01 Foto 3x4
- Fotocópia autenticada do Diploma de curso superior devidamente registrado no MEC (ou Certidão de Conclusão de Curso)
- Fotocópia autenticada do Histórico Escolar do curso superior.
• Taxa de matrícula: R$ 70,00
• Valor do Curso: R$ 4.430,00 dividido em 13 parcelas sendo: 11 parcelas de R$ 330,00, com vencimento da primeira parcela em 10 de março de 2013 e 2 parcelas de R$ 400,00, pagas nos dois meses que antecedem a entrega dos trabalhos finais.

Observações:
- O Curso somente será realizado com um número mínimo de 20 alunos.
- O valor da taxa de inscrição não será restituído aos candidatos não aceitos.


ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ

ANNA MARIA LACOMBE FEIJÓ

Diretora

ZEFERINO PERIN

Coordenador Geral de Pós-Graduação

CARMEN CÉLIA FREGONEZE
VALERIA ROSSETTO NUNES

Coordenadoras do Curso




Especialização Em Pedagogia Instrumental E Performance – 2013
Este curso é destinado a instrumentistas, professores de piano, violão e canto, graduados no curso superior e/ou Licenciatura em Música. No entanto, os candidatos de piano poderão ser submetidos a uma prova prática de instrumento e deverão tocar no mínimo as Invenções a 3 vozes de Bach.

Carga Horária: 360 horas/aula. Terá duração máxima de 2 (dois) anos. No primeiro e segundo semestres serão oferecidas as disciplinas em módulos (segundas a sextas, período noturno e sábados pela manhã) envolvendo a discussão dos projetos em seminários de classe, apresentação de trabalhos e performance musical no decorrer dos módulos, a critério de cada professor. O terceiro e quarto semestres destinam-se à conclusão da pesquisa e da defesa do trabalho perante banca.

Informações: http://www.embap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=318
Inscrições: 18 de fevereiro através do endereço eletrônico