Você está aqui: Página Inicial > Menu ensino > Graduação > Bacharelado em Composição e Regência

Modalidade: Bacharelado | Regime de Oferta: Seriado anual com disciplinas anuais | Vagas Anuais: 15 vagas | Turno: Noturno - com eventuais atividades em contraturno (extensão, aulas de instrumento etc.) 

Dedicado à formação, pesquisa e produção artística de ponta em criação musical, compreendendo desde a composição até a direção da performance através da regência. Tendo como eixos principais a formação de regentes e/ou compositores, o curso cultiva, antes de tudo, a formação holística do músico em seus múltiplos aspectos, compreendendo desde aspectos técnicos quanto históricos e estéticos da música, em uma profunda articulação entre reflexão acerca da música e sua performance criativa. Neste percurso, engloba desde disciplinas tradicionais de formação musical (como Contraponto, Harmonia, Instrumentação e orquestração, História da música e Estética) até o contato com as mais recentes vanguardas da criação musical (em Composição, Música eletroacústica, e aspectos de tecnologia da música), passando por habilidades de aplicação ampla e direta no mercado de trabalho (como Arranjo, Criação de trilha sonora, Regência, e fundamentos de técnicas de gravação). O curso oferece, assim, um rico diálogo entre tradição & vanguarda, mercado de trabalho & vida acadêmica, aprendizado técnico & reflexão estético-histórica, em um ambiente único de intensa produção musical que distingue a Escola de Música e Belas Artes dentre os campi da UNESPAR e dentre as universidades brasileiras.

Objetivos do Curso de Composição e Regência:

Objetivos Gerais:

  • Estimular a criação artística, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e crítico, em cooperação com a comunidade;
  • Incentivar o trabalho de investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da arte;
  • Estimular a busca de aperfeiçoamento cultural e profissional, para prestar serviços especializados à comunidade e contribuir com o desenvolvimento cultural da sociedade;
  • Promover a divulgação do conhecimento científico, artístico e técnico que constituem patrimônio da humanidade, bem como dos conhecimentos gerados e adquiridos durante o curso;
  • Formar graduados na área do conhecimento musical, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade.


Objetivos Específicos:

Visam à formação de compositores e regentes para atuação em organismos públicos ou privados, produtores e empreendedores na área da cultura. O campo de trabalho envolve demandas consolidadas do mercado cultural, como a regência de orquestra, coro, bandas de música e conjuntos, a composição de obras musicais, inclusive para atender encomendas de organismos públicos ou privados, formação de plateias, entre outras possibilidades. As habilidades desenvolvidas durante o curso também preveem a atuação no campo da pesquisa sonora e musicológica e crítica musical.

Área de atuação do graduado:

O profissional egresso do curso deve estar apto a criar música para quaisquer meios disponíveis, sejam eles instrumentais, vocais, grupos mistos ou através das novas tecnologias (Composição Musical), além de estar preparado para reger orquestras, corais, bandas de música, conjuntos de câmara de qualquer nível de proficiência (Regência Musical), O profissional egresso deve ainda estar apto a exercer pesquisa na área de música, no mapeamento e recriação de repertórios históricos, revisões musicológicas, entre outros. Igualmente, deve estar apto a oferecer expertise na formulação de políticas públicas para a área, assessoria e curadoria em eventos artísticos públicos e privados.

Corpo docente


Sobre o curso

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Composição e Regência

PADs - Planos de Atividades Docentes Curso de Composição e Regência - 2024 - em breve...

Matriz Curricular do Curso de Composição e Regência - 2014 - 2022

Matriz Curricular do Curso de Composição e Regência - 2023 - atual

Decretos: O Curso Superior de Composição e Regência – Bacharelado foi autorizado pelo Decreto Federal n.º 30.474/1952 e reconhecido pelo Decreto Federal n.º 36.627/55, sofreu alterações na grade curricular aprovadas pela Resolução 019/2016 – CEPE/UNESPAR, de 20 de julho de 2016 e passou por avaliação externa (SEAES) em maio de 2017, recebendo nota 4.

Calendário Acadêmico 2023



Coordenação do curso

Coordenador de Curso

Prof. Dr. Fabio Guilherme Poletto
Email: coordenacao.cr@unespar.edu.br
Portaria N.º 021/2024 - REITORIA/UNESPAR

Representantes Discentes

JOÃO ANTONIO RIBEIRO LUCIO

1º ANO

pigamer552@gmail.com

GUSTAVO GABARDO LOPES

2º ANO

gustavo.gabardo@hotmail.com

PEDRO HENRIQUE RODRIGUES DIAS

3º ANO

pedrohrdias88@gmail.com

PAULO RICARDO TRAVINSKI DE ALMEIDA

4º ANO

paulo_ricc@hotmail.com