Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Novembro > Bacharelado em Museologia da Unespar promove rodas de conversa sobre acessibilidade cultural, inovação e anticapacitismo

Notícias

Bacharelado em Museologia da Unespar promove rodas de conversa sobre acessibilidade cultural, inovação e anticapacitismo

publicado: 13/11/2025 14h50, última modificação: 13/11/2025 14h56

O projeto de extensão “Educação e Inclusão em Museus: Caminhos para Acessibilidade Cultural”, ação curricular de extensão vinculada à disciplina Educação em Museus e organizada pelos discentes do segundo ano do curso de Bacharelado em Museologia da UNESPAR, convida estudantes, educadores, profissionais de museus e o público em geral a participarem das atividades voltadas à discussão sobre acessibilidade cultural, inclusão em museus, tecnologia e inovação.

O evento será desenvolvido em dois momentos complementares, reunindo especialistas de diversas áreas para discutir práticas inclusivas, estratégias de enfrentamento ao capacitismo e o potencial das tecnologias para ampliar o acesso e a participação em espaços culturais e educacionais.

Roda de Conversa Presencial A primeira atividade acontece no dia 24 de novembro de 2025, às 8h, no Auditório da UNESPAR Campus Curitiba I – Embap (Sede Tiradentes), localizado na Rua Saldanha Marinho, 131 – 5º andar. O encontro contará com a presença de Manoel Negraes, audiodescritor, consultor e antropólogo, e Albino Szesz Júnior, engenheiro de computação, professor e especialista em Inteligência Artificial, Inclusão e Tecnologias Educacionais.

Encontro Online Na segunda etapa, marcada para o dia 4 de dezembro de 2025, às 19h, a museóloga e pesquisadora Carla Grião abordará experiências relacionadas à acessibilidade em museus sob a perspectiva do anticapacitismo.

O link de acesso será enviado por e-mail aos participantes inscritos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da Ficha de Inscrição, disponível neste link: https://forms.gle/7esA18xNSRhXcFbdA

 

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações e contato: eventoacessibilidade.unespar@gmail.com

 

#PraTodosVerem

Cartaz principal:

Descrição da imagem: O cartaz promocional anuncia um evento sobre educação e inclusão em museus, destacando acessibilidade cultural, com informações sobre palestrantes, datas e locais, e um código QR para mais detalhes. A composição do cartaz combina texto e imagem, utilizando uma foto de um espaço museológico como fundo, com o texto posicionado de forma a criar hierarquia visual. A imagem de fundo mostra uma sala de museu com obras de arte nas paredes e uma pessoa observando-as. Os elementos principais são o texto e a imagem de fundo. O cartaz utiliza uma paleta de cores sóbrias, com tons de cinza e branco que dão destaque ao texto.

 Currículos:

Descrição da imagem: A imagem é uma apresentação com o título do evento no canto superior direito. No lado esquerdo, há um retrato de Manoel Negraes, homem branco, usando boina bege, óculos escuros e camiseta vermelha, segurando o cabo preto de uma bengala. Abaixo e ao centro da imagem, há um texto descritivo com o currículo de Manoel. O fundo é escuro, com elementos arquitetônicos abstratos.

Texto da imagem: Audiodescritor consultor e antropólogo, com formação em Sociologia e Política (FESPSP) e pós-graduações em Sociopsicologia, Antropologia Cultural e Tradução Audiovisual Acessível – Audiodescrição. Atuou como Coordenador de Políticas Públicas e Defesa de Direitos na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. Ministra aulas e palestras sobre acessibilidade cultural e direitos humanos das pessoas com deficiência, com trajetória marcada pela atuação no poder público e no terceiro setor na área da deficiência.

Descrição da imagem: A imagem é uma apresentação com o título do evento no canto superior direito. No lado esquerdo, há um retrato de Albino Szesz Jr, um homem branco, com barba cheia e cabelo curto. Ele sorri, veste terno cinza e camisa azul, em frente a um fundo neutro. Abaixo e ao centro da imagem, há um texto descritivo com o currículo de Albino. O fundo é escuro, com elementos arquitetônicos abstratos.

Texto da imagem: Albino Szesz Junior é Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), Mestre em Computação Aplicada (UEPG) e Bacharel em Engenharia de Computação. Professor universitário e de pós-graduação nas áreas de Inteligência Artificial, Inclusão e Tecnologias Educacionais. CEO da PiSigma Soluções em Tecnologia e sócio-fundador de outras três empresas voltadas à inovação e transformação digital.

 Descrição da imagem: A imagem é uma apresentação com o título do evento no canto superior direito. No lado esquerdo, há um retrato de Carla Grião,uma mulher branca, de cabelo preto liso, solto e com franja lateral. Tem olhos castanhos, sobrancelhas pretas e levemente arqueadas, além de nariz e boca de proporções médias. Usa uma blusa azul-escura com detalhes de miçangas marrons nas mangas, brincos de pedra pendentes e batom vermelho. Sorri diante de uma parede branca, com uma janela aberta ao fundo. Abaixo e ao centro da imagem, há um texto descritivo com o currículo de Carla. O fundo é escuro, com elementos arquitetônicos abstratos.

Texto da imagem: Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona (Lisboa), com mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB/USP) e bacharelado em Museologia (UFOP). Atua há mais de 11 anos na área de acessibilidade em museus, com foco em práticas museológicas plurais e inclusivas. Foi museóloga no Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência (atual Museu da Inclusão), integra o Centro de Documentação e Informação da Pessoa com Deficiência Rui Bianchi do Nascimento e a Diretoria do Conselho Regional de Museologia (4ª Região). É docente na FESP-SP e na Etec Parque da Juventude.