Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2024 > Julho > CAD aprova aquisição de acessórios ergonômicos para estações de trabalho de servidores da Unespar

publicado: 05/07/2024 10h47, última modificação: 05/07/2024 10h47

Em uma deliberação inédita que demonstra o compromisso com o bem-estar dos servidores e servidoras, o Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD) aprovou, na última terça-feira, dia 02 de julho, a liberação de recursos para a aquisição de cinco tipos de acessórios ergonômicos para todas as estações de trabalho da Universidade.

A iniciativa, organizada pela Proplan, é resultado de um levantamento realizado em todas as unidades administrativas. O objetivo é garantir que todos os servidores, inclusive os que ingressarão na instituição em 2024 e 2025, tenham acesso a itens como:

• Apoio para os pés;
  • Almofada para punhos;
  • Encosto lombar;
  • Suporte para monitores;
  • Apoio para antebraço.

O professor Sydnei Kempa, Pró-Reitor de Planejamento, destaca que essa ação está alinhada com as proposições do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e objetiva "minimizar os efeitos produzidos pelo uso continuado de desktops e notebooks, visando dar a atenção devida à saúde de nossos trabalhadores e nossas trabalhadoras".

Para a agente universitária Merline Cristina Faustino, a aprovação demonstra a preocupação da gestão com a qualidade de trabalho dos/as agentes, “Hoje aprovamos no CAD a aquisição de itens de ergonomia para os servidores da Unespar, e o contentamento que sinto como Agente Universitária em votar uma demanda que impacta diretamente a nossa saúde laboral é grande. O levantamento/aquisição destes itens só demonstra o respeito e a preocupação da gestão da Universidade com a saúde dos servidores que passam várias horas da sua carga horária em uma mesma posição corporal, principalmente em frente aos computadores. Parabéns a toda a equipe envolvida na execução dos trabalhos”, destaca a conselheira.

A diretora do campus de Paranavaí, professora Maria Antonia Ramos Costa, comenta sobre a importância da aprovação e o impacto na qualidade de vida dos/as servidores/as, “A melhoria das condições de trabalhos dos servidores dos diversos campi da Unespar é uma preocupação constante da gestão e a aprovação pelo CAD da compra de equipamentos de ergonomia é um avanço nesta conquista. A prevenção de problemas relacionados à postura inadequada e aos movimentos repetitivos durante a jornada de trabalho torna-se essencial para melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos técnicos administrativos da Unespar”.

Para a reitora da Universidade Estadual do Paraná, professora Salete Machado Sirino, hoje o CAD aprovou uma importante demanda, pois “a aquisição dos acessórios ergonômicos representa um investimento fundamental na saúde e no bem-estar das(os) servidoras(es) da Universidade. Essa ação demonstra o compromisso da instituição com a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, seguro para todas e todos.”

Publicado04/07/2024 15h24 - Última modificação04/07/2024 15h24