Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2024 > Fevereiro > Ciclo de Leituras "Clássicos da Literatura e do Pensamento Social Brasileiro"

Notícias

Ciclo de Leituras "Clássicos da Literatura e do Pensamento Social Brasileiro"

publicado: 21/02/2024 10h03, última modificação: 21/02/2024 10h03



Evento de extensão Ciclo de Leituras "Clássicos da Literatura e do Pensamento Social Brasileiro"

A primeira edição contempla a leitura e o debate do monumental "Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa.

O evento de extensão tem três desdobramentos:
1) a leitura e o debate do livro dividido em seis partes e seis encontros mediados por profissionais de áreas interdisciplinares. Além dos encontros de leitura, haverá uma palestra de apresentação do livro ministrada pela professora emérita da UFSCar, Tânia Pellegrini, e uma palestra de encerramento ministrada pelo professor da Unespar, Fabricio Vaz Nunes, contemplando a relação entre Literatura e Artes Visuais a partir do recém lançado livro "A ilustração literária de Poty Lazzarotto" (Edusp), com ênfase nas publicações de João Guimarães Rosa.
O formulário de inscrição pode ser preenchido no link: https://ciclodeleituras.weebly.com/formulaacuterio-de-inscriccedilatildeo.html
A programação completa pode ser consultada no link: https://ciclodeleituras.weebly.com/agenda-de-encontros.html
 
2) a produção coletiva de um trabalho envolvendo artes, letras, bordado, referências culturais, geográficas, da fauna e da flora. Essa atividade será realizada concomitantemente à leitura e faremos um encontro presencial (ainda sem data definida) para discutir esse encaminhamento com as/os artistas-bordadeiras. Quem se interessar em participar dessa proposta entre em contato comigo que estou relacionando os nomes.
Referências nas Artes Visuais, no Cinema, na Música, na Televisão, no Teatro que tomaram "Grande sertão: veredas" como referência direita ou indireta podem ser consultadas no link: https://ciclodeleituras.weebly.com/produccedilatildeo-artiacutestica-e-televisiva.html
É uma pequena amostra sobre a importância desse repertório literário-cultural para a produção artística, literária e intelectual brasileira. 
3) a pesquisa de campo na região de Codisburgo e norte de Minas Gerais programada para julho de 2025, após a realização da primeira edição do Ciclo de Leituras.

A equipe executora está pesquisando as possibilidades existentes com os organizadores dos Caminhos do Rosa e da Semana Rosiana que acontece anualmente no mês de julho. A equipe executora planeja organizar essa atividade junto aos representantes locais (dias da atividade, forma de transporte, valor estimado etc.), porém as formas de chegar até o local de partida será planejada pelo participante individualmente ou em grupo. Isso porque a atividade do Ciclo de Leituras será on-line e conta com a participação de pessoas de vários Estados, dificultando assim o transporte em grupo por agências de viagem etc. 
O planejamento do roteiro de viagem pode ser acompanhado no link: https://ciclodeleituras.weebly.com/roteiro-de-viagem.html
Os links da plataforma de acesso aos encontros on-line bem como das edições do livro em PDF serão enviados posteriormente aos inscritos. Por isso, a importância da formalização das inscrições até meados de março para os interessados nos encontros e também para os membros da equipe executora.
 
Peço a todas/es/os ampla participação e ressalto que a leitura desse livro é uma experiência única que vale ser vivida e revivida em qualquer fase da vida. Depois de ler o livro, temos a impressão que tudo está ali, de uma forma ou de outra...


PROGRAMAÇÃO  >> CLIQUE AQUI <<