Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2023 > março > SAVE THE DATE - 18 DE ABRIL: Grande Exposição do Acervo da Embap no Muma

SAVE THE DATE - 18 DE ABRIL: Grande Exposição do Acervo da Embap no Muma

às 19hs - Comemoração dos 75 anos da Embap

publicado: 31/03/2023 17h00, última modificação: 13/04/2023 11h39

O ACERVO DA EMBAP

"A arte é expressão intelectual da emoção, distinta da vida, que é a expressão volitiva da emoção. O que não temos, ou não ousamos, ou não conseguimos, podemos possuí-lo em sonho, e é com esse sonho que fazemos arte."

Fernando Pessoa

A arte é, ao mesmo tempo, um fazer e um refletir. É a atividade humana que busca instituir novas realidades pela criação, expressão e produção de ideias que se materializam em obras. Ela provoca prazer, dor, choque, conhecimento e, o mais importante, engendra uma experiência estética.

O acervo da Escola de Música e Belas Artes (EMBAP, afetivamente conhecida como Belas) é um registro da história da arte paranaense. Além de obras artísticas – pinturas, esculturas, gravuras e objetos –, ele guarda documentos que narram o processo de criação da Escola. É um acervo relativamente pequeno – aproximadamente 600 obras – que foi se constituindo de forma espontânea, sem propriamente metodologia e reflexão, nascido principalmente da doação dos próprios professores-artistas que passaram pela instituição e de seus discípulos. Não obstante, recobre uma tradição artística que parte de Alfredo Andersen (mentor da Belas), passa, entre outros, por Traple, Guido Viaro, Turin, Gina Bianchi, Lange de Morretes, Leonor Botteri, De Bona, Zaco Paraná, Freyesleben, Luiz Carlos Andrade Lima, Calderari, Domício Pedroso e Fernando Velloso, até chegar a Teca Sandrini, Eliane Prolik, Letícia Marques, Cheung, Felipe Scandelari, Cleverson Oliveira e tantos mais, insignes representantes da produção artística brasileira.

Se o início foi aleatório, com o tempo foram surgindo critérios para a sua ampliação, que consideram tanto o valor histórico e registro do trabalho pedagógico quanto a qualidade artística. Por se tratar de uma coleção que foge aos interesses comerciais, o acervo da Belas tem uma função cultural e educativa, reunindo obras que mostram a importância e a atuação da EMBAP ao longo do tempo.

Esta exposição nasce da crença na importância da preservação de bens simbólicos, na arte como trabalho histórico e conhecimento e no acervo como fonte de pesquisa para nossos estudantes e espaço para uma experiência estética da população em geral. Comemoramos os 75 anos da Belas abrindo ao público as portas dessa parte importante e querida da nossa casa: NOSSA COLEÇÃO DE ARTE. Sejam bem-vindos!

Os Curadores
Maria José Justino