Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2023 > agosto > Palestra: O DICIONÁRIO FONTOURA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS - 22/08/2023, 20h30

Palestra: O DICIONÁRIO FONTOURA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS - 22/08/2023, 20h30

publicado: 21/08/2023 17h23, última modificação: 21/08/2023 17h33

A Universidade Estadual do Paraná - campus Curitiba I - Escola de Música e Belas Artes do Paraná convida: MARA FONTOURA (Produtora da Cântaro) para ministrar a Palestra: O DICIONÁRIO FONTOURA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS. nesta terça, 22/08/2023, 20:30 horas.

Local: Auditório Mário Schoemberger (Sede Barão)
Rua Barão do Rio Branco, 370.
Evento aberto à comunidade
Profª responsável: Ângela Deeke Sasse, Disciplina de Prática Artística do
Curso de Licenciatura em Música.
Release da palestra:

Há alguns anos Mara Fontoura iniciou despretensiosamente um estudo sobre instrumentos musicais, incitada pela curiosidade de suas formas, de seus sons, pela da diversidade musical por eles propiciadas. Um mesmo instrumento em diferentes contextos musicais e/ou culturais pode assumir diferentes funções, apresentar variações de formas e tamanhos, podendo inclusive ser chamados de nomes distintos.

Tudo iniciou com a curiosidade musical que motivou Mara Fontoura a formalizar o estudo dos instrumentos sob a forma de um dicionário. Porém, não fazia ideia do que estava por vir e da amplitude e riqueza cultural relacionada aos instrumentos musicais e, principalmente, de suas funções que extrapolam o universo da música, intercalando-se aos da história, da sociologia, da antropologia, e entre outros até mesmo o da psicologia ao estreitarmos a relação de cada músico com o seu instrumento.

Cada cultura constrói seus instrumentos musicais e com eles se relaciona de diferentes formas. O material de que são feitos, as técnicas de execução, a função onde estão inseridos (rituais, festividades, meditação, educação, ou simples lazer, entre outras), a complexidade do instrumento, sua evolução, o modo como se expandiu mundo afora, são aspectos curiosos e relevantes na história da humanidade.

A palestra proposta é apresentar alguns instrumentos dentro de seus contextos históricos e culturais. Cada participante da palestra ganhará uma assinatura de três meses para conhecer e explorar o Dicionário Fontoura de Instrumentos Musicais.