Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2022 > Dezembro > Nova ferramenta ajuda a catalogar TCCs, Monografias e Dissertações

Nova ferramenta ajuda a catalogar TCCs, Monografias e Dissertações

publicado: 19/12/2022 16h22, última modificação: 19/12/2022 16h22

Estudantes e docentes orientadores/as da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) poderão ter acesso a uma ferramenta que proporciona maior facilidade e autonomia no momento de gerar/incluir a ficha catalográfica nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), Monografias e Dissertações defendidas na Unespar.

O sistema traz um formulário com todos os campos da ficha catalográfica para preenchimento pelo/a próprio/a autor/a do trabalho, acompanhado por um tutorial para auxílio em eventuais dúvidas.

PARA ACESSAR O SISTEMA CLIQUE AQUI

O Programa Gerador de Ficha Catalográfica foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP) e, gentilmente, cedido à Unespar, por intermédio da bibliotecária Gláucia Maria Saia Cristianini, responsável pela Biblioteca Prof. Achille Bassi, do mesmo Instituto.

Para as adaptações necessárias à Unespar, foram mobilizados vários servidores. Entre eles, a bibliotecária Mary Inoue, do campus de Curitiba II/FAP, que realizou os primeiros contatos com a bibliotecária do ICMC, com o objetivo de conseguir informações que possibilitassem o acesso à ferramenta. O agente universitário Fabiano Krul, do Centro de Informática do campus de Campo Mourão que foi o responsável pelas alterações, inserções e configurações relacionadas aos cursos da Unespar. Liane Cordeiro Silva, também do campus de Campo Mourão, participou ativamente das adaptações e ajustes do programa, juntamente com as demais bibliotecárias da Instituição que se dedicaram a testar, revisar, conferir e sugerir melhorias para a ferramenta, buscando atender as especificidades de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Unespar.