Você está aqui: Página Inicial > Menu pesquisa e pós > Publicações > Simpósio de Violão > Simpósio Acadêmico de Violão 2012

VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - 2012

 Anais do VI Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, 2012
ISSN 2317-4862
Idioma português



Endereço para submissão de trabalhos

Rua Barão do Rio Branco, 370 – CEP 80010-180 - Curitiba/PR
Rua Saldanha Marinho, 131 – CEP 80410-150 – Curitiba/PR
embap.curitiba1.unespar.edu.br


VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - 2012: Apresentação e Programação

Prática ArtísticaVI Simpósio Acadêmico de Violão: Projeto apresentado ao Departamento de Práticas Coletivas, representado pela Chefe do Departamento, Professora Valéria Rosseto Nunes, como requisito para a validação dos recitais realizados durante o VI Simpósio Acadêmico de Violão, na disciplina de Prática Artística da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Programa Geral - VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP

ARTIGOS

1 – Luís Felipe Vargas Magdaleno de Moraes – University of Arizona. Master’s Degree Candidate. Teaching Assistant. This Project has been made possible by donos to the College of Fine Arts Fund for Excellence – The Guitar Chord – An analysis of Alberto Ginastera use of the guitar as a compositional source on Sonata Op. 47 for Guitar

2 – Sólon de Albuquerque Mendes – Aluno do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, na área de Composição – Artigo escrito sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Bordini – Experimentos Composicionais para grupo de violões

3 – Elizeu Glomba – Aluno do Curso de Especialização Latu Sensu da Unespar-Embap – Artigo redigido sob a orientação do Prof. Dr. Fabio Guilherme Poletto (Unespar-Embap) – Conservatório Maestro Paulino Martins Alves: um perfil de seus alunos de violão

4 – Rodrigo Mateus Pereira – Professor do Curso de Tecnologia em Luteria – UFPR – Juarez Bergmann Filho – Professor do Curso de Tecnologia em Luteria – UFPR – A Luteria da Guitarra Barroca: Notas sobre suas especificidades e construção

5 – Cosme Luis de Almeida – Aluno do Curso de Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG – Artigo escrito sob orientação do Prof. Dr. Werner Aguiar (EMAC/UFG) – O processo de transcrição do 1º movimento do Concerto em sol maior BWV 592 para órgão e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais de uma pesquisa em andamento

6 – Leonardo Salgado Pires – Aluno do Curso de Graduação em Superior de Instrumento da Unespar – Embap – Estratégias de estudo para violão: levantamento primário no Portal de Periódicas da Capes de pesquisas de Pós-Graduação realizadas no Brasil de 1987 a 2012

7 – Camilla dos Santos Silva – Bolsista FAPESP e aluna do curso de Bacharelado em Violão Erudito – UNICAMP – Artigo redigido sob orientação do Prof. Dr. Fabio Scarduelli, FAPESP/UNICAMP – Métodos de técnica instrumental criados para violão erudito aplicados em alunos de violão popular com auxílio da Teoria da Autorregulação: acompanhamento e análise de resultados

8 – Nicolas de Souza Barros – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Professor e orientador de Violão (Bacharelado e Pós-Graduação), e matérias de Música de Câmera – História dos Cordofones Dedilhados – Arranjo para Violão Clássico e Técnicas do Violão – Gradações do Toque Digital

9 – Lurian José Reis da Silva Lima – Aluno do 2º ano do Curso Superior de Instrumento da Unespar-Embap – A “Suite Popular Brasileira”: um relato sobre a trajetória de Heitor Villa-Lobos

10 – Eric Henrique Moreira Evangelista – Aluno do curso de graduação em Superior de Instrumento – Unespar-Embap – Bolsista Iniciação Científica sob orientação do Prof Dr Fabio Guilherme Poletto – Apontamentos sobre as obras encomendadas por Turíbio Santos: “Ritmata, Momentos I, Livro para seis cordas”

11 – Rafael Thomaz – Aluno do curso de Mestrado em Música – UNICAMP – e bolsista CAPES – Artigo escrito sob orientação do Prof. Dr. Fabio Scarduelli FAPESP/UNICAMP – O arranjo de Marco Pereira para “My Funny Valentine”: da “Leadsheet” à peça

12 – Samuel da Silva – Aluno do curso de Mestrado em Música da UFRJ – Artigo redigido sob orientação da Profa. Dra. Márcia E. Taborda – Simples e Absurdo”: um olhar sobre os aspectos harmônicos da linguagem composicional de Guinga

13 – Thiago de Campos Kreutz – Aluno do curso de Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG – Bolsista CNPq – Artigo redigido sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Meirinhos (Emac – UFG) – A utilização do Idiomatismo do Violão na “Ritmata” de Edino Krieger

14 – Nicholas Ciraldo: A Comparative Study of the Eschig Editions and the ‘1928 Manuscript’ of Heitor Villa-Lobo’s Twelve Etudes for Guitar”

15 – André Egg: “Dodecafonismo e nacionalismo na “Suíte para Violão” de Guerra Peixe”.

16 – Aluísio Coelho: Sérgio Assad: Um panorama composicional através da análise intertextual”.

17 – Daniel Wolff – Doutor em Música – DMA – Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1998) – Professor Associado Universidade do Rio Grande do Sul – UFRGS – Projetos Sociais de Música

18 – Felipe de Almeida Ribeiro – Doutor em Composição Musical (Ph.D.) pela State University of New York at Buffalo (EUA) – Professor Adjunto da Unespar/Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – O violão quimérico: obras não-idiossincráticas

19 – Fernando Aguera – Professor Colaborador da Unespar/Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – A influência de Turíbio Santos sobre a peça “Ritmata” para violão de Edino Krieger: comparação entre manuscrito e versão publicada

20 – Fabio Scarduelli – Violonista, professor e pesquisador – Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual realiza pós-doutorado com bolsa FAPESP – Formação Superior em Violão: um diálogo entre programa de curso e atuação profissional

 



Edições anteriores