Você está aqui: Página Inicial > Menu pesquisa e pós > Publicações > Simpósio de Violão > Simpósio Acadêmico de Violão 2009

III Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - 2009

 Anais do III Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, 2009
ISSN 2317-4862
Idioma português


Endereço para submissão de trabalhos

Rua Barão do Rio Branco, 370 – CEP 80010-180 - Curitiba/PR
Rua Saldanha Marinho, 131 – CEP 80410-150 – Curitiba/PR
embap.curitiba1.unespar.edu.br


ARTIGOS

1 – Bruno Madeira – Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes – Departamento de Música – Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini – Interpretação da Música do Classicismo no Violão – Tema: Práticas Interpretativas

2 – Allan Kolodzieiski – Graduando em violão do curso Superior de Instrumento da EMBAP, na classe do Prof. Dr. Orlando Fraga – Os Doze Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos: Um Confronto de Influências – Tema: A Produção Brasileira para Violão

3 – Vinícius Jacomin – Discente do Curso Superior de Instrumento (violão) da Embap – A Música Popular Brasileira na Obra para Violão Solo de Heitor Villa-Lobos – Tema: A Produção Brasileira para Violão

4 – Sérgio Deslandes – Professor da Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Samba Clássico de Heitor Villa-Lobos: Um Estudo Investigativo sobre sua Origem – Tema: A Produção Brasileira para Violão

5 – Luciana Elisa Lozada Tenório – Aluna do 3º ano do Curso Superior de Instrumento (Violão) da EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Sonata Andina de Jaime M. Zenamon: Análise do Primeiro Movimento – Tema: Práticas Interpretativas

6 – Gilson Antunes – Doutorando em Musicologia Universidade de São Paulo – USP – Orientadora Profa. Dra. Flávia Camargo Toni – O Violão nos trabalhos de Pós-Graduação defendidos na Região Sul do Brasil – Tema: A Produção Brasileira para Violão

7 – Felipe dos Anjos Afonso – Discente do curso de Ed. Musical – UFPR – Orientadora: Rosane Cardoso de Araújo – Pesquisa experimental sobre a influência da Composição Musical empregada como estudo deliberado para a execução do Estudo 1 de Leo Brouwer – Tema: Semiótica e Cognição Musical

8 – Eduardo Fabrício Frigatti – Aluno do 2º ano de Licenciatura em Música da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Relato de experiência didática: aulas de violão em grupo – Tema: A Produção Brasileira para Violão

9 – Luiz Henrique Mello e Manuela Vieira – Discentes da Escola Nacional de Música (UFRJ) – O nacionalismo musical na obra de Manuel de Falla e Frederico Garcia Lorca: As “Siete Canciones Populares Españolas” e as “Canciones Españolas Antiguas” – Tema: Música de Câmara

10 – William Marcel Cordeiro LentzDesenvolvimento musical para grupo de violões a partir de ideais surrealistas oníricos e base na música futurista do século XX

11 – Daniel Ribeiro Medeiros – Bacharel em Violão pela UFPel e Mestrando em Teoria e Criação pela UFPR – Orientador Prof. Dr. Norton Dudeque – Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004): Trajetória de um Violão no Rio Grande do Sul – Tema: A Produção Brasileira para Violão

12 – Alan Rafael de Medeiros – Universidade Federal do Paraná – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música (área de concentração: Musicologia histórica) – Orientador Prof. Dr. Álvaro Carlini – Análise estilística da obra Balada da Saudade (1975) do violonista e compositor Dilermando Reis (1916-1977) – Tema: A Produção Brasileira para Violão

13 – Samuel HuhVisão Geral da História da Luteria Violonística



Edições Anteriores