Você está aqui: Página Inicial > 76 anos da Belas

76 anos da Belas

publicado: 17/04/2024 07h45, última modificação: 18/04/2024 10h45

ANIVERSÁRIO DA BELAS

Hoje, dia 17 de abril, faz 76 anos que a Escola de Música e Belas Artes do Paraná foi criada!

Um grupo de artistas, intelectuais e personalidades da época, mais algumas entidades organizadas, iniciaram um movimento para a criação de uma escola de artes e de música de nível superior no Paraná.

Em 1947, os trabalhos de organização da escola foram confiados ao professor Fernando Corrêa de Azevedo que viajou a diversos lugares para estudar a estrutura de entidades congêneres, visando adotar modelos já experienciados em Minas, Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Em 1948, na data de hoje, o Paraná ganhava sua primeira escola superior de artes, com uma festejada solenidade em sede provisória. Mas já em 1951 a EMBAP passou para sua sede oficial onde ficou instalada por quase 60 anos, até o prédio ser interditado. Atualmente a antiga sede, na Rua Emiliano Perneta, 179, aguarda restauro.

A Embap, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus de Curitiba I da Unespar – ou simplesmente Belas – é hoje uma instituição pública de ensino superior, que prepara profissionais para atuarem nas mais diversas esferas da arte, dentro e fora do Brasil. E sua importância é inestimável para a memória, a cultura e a história de Curitiba e do Estado do Paraná.